Talvez você esteja em um cargo na qual sua principal competência é ser vendedor e acabou não atuando na área profissional que sonhou e se formou.
É raro uma pessoa que em sua infância ou adolescência faça a escolha de ser vendedor, é mais comum dizer que será um Advogado, Médico, Professor, Policial entre outros, não é mesmo?
Mas por não conseguir realizar esses desejos iniciais e quando chega às necessidades de ter independência financeira, aceita as primeiras oportunidades de trabalho que normalmente são de vendas.
Esse profissional acaba não se motivando para entregar os resultados esperados para tal cargo e fica frustrado com a profissão.
Pode ser que esteja em um cargo pelo qual verdadeiramente sonhou exercer e conseguiu se formar.
Mas começou a ser cobrado por resultados que acreditava até então não ser de sua responsabilidade ou pelo menos não precisaria fazer parte desse processo, e ai percebeu a importância de ter as habilidades de negociação tão iminentes em um vendedor.
Vender não é mais um processo secundário, mas sim um conjunto de habilidades indispensáveis que vai te levar ao sucesso em qualquer área profissional.
Não vamos esquecer do profissional que bate no peito e diz com orgulho que é vendedor, que há anos trabalha envolvido com vendas nas empresas mas talvez esteja frustrado por não conquistarem novos cargos dentro desta área.
Tem muitos profissionais de vendas que se tornam arrogantes por se acharem autosuficientes e fecham os olhos para o novo e desconhecido.
São estes que por muitas vezes nunca assumem a responsabilidade por não atingirem as metas e atribuem esse insucesso à fatores externos como: crise, dólar, governo, concorrência, etc.
Da década de 90 para cá, ser vendedor ou um negociador de sucesso nas empresas passou a ser exigido cada vez mais que se tenha Inteligência Emocional, Habilidades Técnicas e Métodos Modernos para se construir uma venda sólida e sustentável.