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O vendedor precisa ser incentivado ou ter motivação?

Antes vamos entender a diferença entre ambos?

MOTIVO + AÇÃO = aquilo que te faz agir. Só você pode se motivar, afinal, esses motivos são pessoais. É uma força interior nas pessoas que é impulsionadora para alcançar um objetivo. Algo que estimula a determinação e a persistência.

Muitos acreditam que comprar um carro importado seja uma motivação, mas na verdade o que te motiva é o que vai sentir ao ter esse carro, como: poder, vaidade, pertencimento, conforto, etc. Já parou para pensar que são as percepções que dão força para você desejar algo?

INCENTIVAR = estímulo, provocação, vem de fora. Algo que para você faz sentido ir atrás por recompensa. Um prêmio, promoção, status, reputação. Desperta o ânimo e encoraja. Quando há incentivo, empodera-se a acreditar e realizar alguma tarefa.

O carro no exemplo anterior é um INCENTIVADOR para uma pessoa e servirá de MOTIVO para AGIR. Porém se o fator externo não estiver alinhado com um sentimento forte interno e que faça sentido para a pessoa, a motivação não será duradoura.

Ok, já sabemos a diferença de motivação e incentivo, mas como praticá-los em sua carreira de vendedor?

A frase: “Motivação é uma porta que só abre pelo lado de dentro” do livro “Por que fazemos o que fazemos?”, de Mario Sergio Cortella, conscientiza um vendedor que deve buscar estímulos sim, mas a motivação é aquela que vai sustentar sua ação após conquistar. De nada adianta ter incentivo se você não está motivado por algo maior.

Portanto, se você é um profissional que busca motivação somente a partir de estímulos externos, será como encher uma vasilha de água e fervê-la. No primeiro momento a água sobe até transbordar, mas ela vai evaporar. No fim, precisará encher novamente. Porém, quando se motiva por algo que sente prazer, felicidade, se tem um propósito, uma missão e um desejo pessoal, não precisará de incentivos constantes, pois sua própria motivação faz a roda girar dia após dia.

Sendo assim, uma vez que o INCENTIVO é passageiro e precisará ser alimentado com frequência, a diferença está no quanto dura sua MOTIVAÇÃO, correto?

Quando o profissional encontra clareza em seus propósitos e alinha isso com suas missões de vida, tudo fará mais sentido e sua MOTIVAÇÃO será mais constante.

Prepare-se agora para mudar o foco de esperar ser incentivado para começar a olhar os motivos internos que te levam a determinadas ações.

É importante ter autoconhecimento e entender suas necessidades e desejos. Já imaginou quem a sua volta será beneficiado do seu sentimento de felicidade?

O que você vende faz a diferença de forma positiva na vida das pessoas? O que é pregado pela empresa estão de acordo com seus princípios e valores?

Afinal, somos responsáveis por nossas ações e influenciamos quem está ao nosso redor, gerando sinergia no sistema em que vivemos.

Por vezes, vendedores acham que só serão motivados por incentivos como Viagens, produtos e eventos, enquanto na verdade sua necessidade está ligada às condições do ambiente de trabalho. Como ter um clima organizacional de alto astral, comissões justas com base em seus resultados de vendas, treinamentos e capacitações, perspectivas de crescimento, líderes eficientes, feedbacks, entre outros.

A jornada do profissional de vendas com certeza é cheia de desafios desejáveis e indesejáveis, mas tenho certeza que ao manter o foco nos fatores de MOTIVAÇÃO internos 24h por dia, vai superá-los com mais leveza e sentirá o sabor da vitória e sucesso.