blog

artigo

7 Dicas para se manter em alta performance

O QUE VENDEDORES DE ALTA PERFORMANCE ESTÃO FAZENDO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO PARA PREVENÇÃO DO COVID-19?

Antes de iniciar a sua leitura, faça a seguinte reflexão:

“Para todos são depositados diariamente um saldo equivalente a 86.400 segundos em nosso banco chamado “TEMPO DIÁRIO”, não podendo acumular nem 1 segundo se quer para o dia seguinte. O que você pode fazer é usar cada segundo de forma a se sentir produtivo e satisfeito com o investimento que fez com ele.

Agora imaginariamente coloque valor de R$ 1,00 para cada segundo, assim ficará com R$ 86.400 depositados em uma conta onde só se pode debitar e não acumular? Dentro das mesmas regras o que faria com este montante?”

Deixo aqui uma sugestão de pergunta para refletir: Quais são os motivos pelos quais algumas pessoas conseguem alcançar seus objetivos e outras, às vezes até com mais preparo, não conseguem?

1. Aproveite para buscar novos conhecimentos e aprimorar os que já tem

O cérebro humano possui mais de 100 trilhões de conexões celulares e cerca de 86 bilhões de neurônios, que por sua vez são conectados por células Sinápticas, e são por essas Sinapses que transitam nossos conhecimentos.

As Sinapses se acendem quando estão em atividade, ou seja, quando são estimuladas por conhecimentos.

(Veja como funciona isso na imagem abaixo)

(Ela foi feita para analise de comparação entre o cérebro de uma pessoa com depressão e outra sem.)

Você profissional de vendas, sabendo dessas informações acima, como gostaria que seu cérebro estivesse neste momento?

Hoje podemos nos beneficiar com o mundo em nossas mãos através dos recursos digitais, videoaulas, artigos diversos, micro conteúdos, quiz, entre muitos outros para atualizar nossos conhecimentos.

Não esqueçam dos livros físicos, pois eles também são fontes inspiradoras.

Minhas dicas de assuntos para este momento são:

  • Inteligência Emocional;
    • Apesar de ser algo imprescindível em todos os aspectos de nossas vidas, agora será mais ainda para nosso convívio familiar e com nós mesmos.
  • Psicologia Positiva;
    • Entenda sobre a Ciência da Felicidade. Tema também que ajudará a se manter com equilíbrio emocional.
  • Marketing Digital;
    • Vendedor de alta performance precisa saber sobre esse assunto e com isso gerar resultados para com suas vendas.
  • Vendas e Negociação;
    • Vendas não está ligado somente com a transação de algo envolvendo dinheiro, mas sim desde uma ideia de um projeto até vendendo você mesmo.
  • Busque algo de sua área de atuação;
    • O quanto sua performance ficará melhor quando essa crise passar?
  • Aproveite para aprender sobre algo novo;
    • Um hobby talvez, uma atividade esportiva, algo fora de suas preocupações profissionais vai ajudar a dar energia para enfrentar os desafios neste momento.

2. Coloque em ordem sua rede de contatos

Este é um desafio indispensável principalmente para os profissionais de vendas, mas não menos importante para quem não trabalhe com isso.

Por muitas vezes lembramos de uma amizade antiga dos tempos de faculdade, da juventude e até mesmo alguém que já trabalhou com você em outros ambientes, mas devido a correria do dia-a-dia só ficam na lembrança e acabam não entrando em contato, não é mesmo?

E os amigos e conhecidos mais próximos?

Quem diria então SEUS CLIENTES ativos ou inativos?

Que tal fazer uma lista e diariamente mandar mensagens para alguns deles?

O que é importante ter nesta lista:

  • Nome e seus contatos de e-mail e telefone;
  • Qual o vínculo que tem com esta pessoa, se é profissional, amizade antiga de faculdade, contato de algum curso que fez, etc;
  • Qual proximidade tem com esta pessoa ou faz um tempo que não se falam;
  • Qual assunto já falaram anteriormente. Procure saber algo que seja relevante antes para não dar furos;
  • Coloque as principais redes sociais da pessoa;
  • Data que se compromete a entrar em contato com esta pessoa.

Valorize acima de tudo o relacionamento com estes contatos, mas como vendedor de alta performance considere-os um potencial cliente e aproveite para se expor, pois eles ou indicações deles podem te procurar.

3. Aumente sua presença nas redes sociais

Você já se perguntou qual a impressão que as pessoas tem sobre você ao visitar suas redes sociais?

Quero te convidar a olhar para tudo o que posta, curti, compartilha e segue, e coloque uma nota de 0 a 10 no que diz respeito a “Qual reputação que ela passa para seus seguidores”? Tanto nas postagens sobre sua vida pessoal quanto profissional?

Pessoas hoje em dia são demitidas ou muitas vezes não são nem contratadas dependendo do que postam em suas redes sociais.

Ainda vejo bons profissionais de vendas que nunca colocaram nada sobre suas atividades, nem mesmo seguem assuntos e perfis da mesma área. Deixa a impressão que estão de certa forma envergonhados com sua profissão.

Tente equilibrar postagens e envolvimentos tanto em aspectos pessoais como profissionais. A proporção disso fica a seu critério.

Foque em aumentar a QUALIDADE de sua presença, e não fique ganancioso por aumentar a QUANTIDADE de curtidas.

4. Reprograme suas metas

Todos nós profissionais de vendas precisamos ter uma meta onde o resultado esteja vinculado com um valor, com o quanto em dinheiro quer receber em relação às comissões ou retornos daquilo que vende.

Se você é daqueles que só espera o mês, trimestre, semestre ou ano passar para contabilizar seus resultados, é provável que faça parte dos que ficam perdidos diante de momentos de crise no mercado.

Tenho aqui duas sugestões de ferramentas para você usar e sugiro que busque mais conhecimentos sobre elas.

Ferramenta SMART:

Sua meta precisa ser: Especifica, Mensurável, Alcançável, Relevante e que tenha Tempo (prazo).

Exemplo: “Até o fim de dezembro deste ano, quero vender 10% a mais do que vendi até o mesmo período do ano passado, fazendo “X” contatos por semana com clientes fiéis e prospectando novos clientes “Y” vezes por mês.”

Conceito FORECAST

Muito usado para orçamentos, mas gosto de usar para as vendas e que dá muito certo.

Tendo claro qual a sua meta de vendas anual, dilua ela em meses e depois faça outras submetas para períodos de três e seis meses.

Conforme for fechando o mês a mês, independente de ter atingido superávit ou déficit, recalcule o saldo considerando estes períodos acima e diluindo para os meses faltantes.

Lembre-se também de levar em conta a sazonalidade de seu mercado.

5. Dedique tempo de qualidade para a família

É comum o profissional de vendas passar 24h preocupado com seus resultados. Se o cliente “X” vai retornar e fechar a proposta de valor; ficar pensando nas cobranças de seus gestores; que está chegando o final do mês e ainda falta um valor “Y” para bater a meta; etc.

O convite aqui não é para que pare de pensar nestes pontos, mas que não os faça mantendo um estresse e desespero. Lembre-se que não está dependendo somente de você para que o cenário mude. Mas faça a sua parte como vendedor de alta performance.

Se antes já era importante arrumar um tempo de qualidade para viver momentos com sua família, agora com as recomendações de ficar #emcasa dedique atenção para eles.

Assistir um filme, brincar com algum jogo de tabuleiro ou cartas, jogos eletrônicos, lembrei até daquele jogo que precisamos marcar palavras iniciadas com uma determinada letra para vários tipos de segmentos chamado de “STOP”, diversões que com certeza ajudarão na confraternização e união de todos.

Teve um amigo que começou a compartilhar com a esposa coisas do trabalho que raramente o fazia, e acredite, o resultado foi muito positivo com insights por parte dela que antes ele não percebia.

6. Faça exercícios

Nosso cérebro possui uma Glândula chamada Hipófise responsável por produzir hormônios como a Endorfina, esta tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Há pessoas que não gostam tanto da prática de exercícios, mas gostam da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.

Arrume um tempo, pode ser pela manhã, antes do almoço ou até mesmo ser umas das suas últimas atividades diárias antes de dormir, mas faça algum tipo de exercício.

Na internet você encontrará inúmeros conteúdos para te auxiliar. Veja o que se encaixa melhor com sua rotina. Adapte novas atividades. Experimente!

7. Proteja-se contra o COVID-19

A maior prova de cidadania e altruísmo que podemos ter agora é a de seguir as instruções das autoridades do setor de saúde, ficando #emcasa promovendo a distanciamento social, no caso de sentir sintomas do COVID-19 procure fazer o isolamento necessário.

Já as recomendações das Autoridades Municipais, Estatuais e Federais minha sugestão é que todos sejamos pacientes e respeitosos entre os que concordam assim como os que não concordem com eles.

Tragam essas responsabilidades junto com a Fé de acreditar que logo tudo isso irá passar.